terça-feira, 5 de julho de 2011

Nosso Bairro - Edição 09 - Rotatória

A preferência é de quem está na rotatória?
(Edição 09 - Julho de 2011)






No trânsito, sempre ouvimos dizer que a preferência é de quem está na rotatória, mas no Urbanova essa informação é questionada quando nos referimos à rotatória da Av. Shishima Hifumi (em frente ao posto de gasolina).
A partir do contato de uma moradora do bairro, verificamos junto ao Departamento de Serviços de Trânsito o motivo da sinalização diferente neste local. O diretor do departamento, Eng. Paulo Roberto Guimarães, explicou que nas rotatórias não sinalizadas a preferência é sim do veículo que está circulando por ela, porém “o artigo 89 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) preconiza que a regulamentação através de sinalização prevalece sobre as normas gerais de circulação e conduta, como é o caso da rotatória citada”, justificou Guimarães.
O engenheiro explicou ainda que a medida foi tomada com base na análise feita pelo setor de engenharia de tráfego na qual foi verificado que a preferência prevista pelas regras gerais deveria ser invertida, ou seja, o volume de veículos que descem a avenida é muito maior que o fluxo de veículos da própria rotatória, o que, aliado ao declive da via, poderia gerar uma situação de risco. Este procedimento é amparado pelo artigo 80 do CTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.