segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nosso bairro - Edição 11 - Segurança em Pauta

Segurança em pauta

Edição 11 - Setembro de 2011

Mais uma vez o assunto segurança gerou preocupação nos comerciantes do bairro. Alguns relatos de assaltos a pontos comerciais foram comentados, porém, a polícia só registrou uma ocorrência de um ato de vandalismo na Av. Lineu de Moura e um roubo na portaria de um condomínio (um empreiteiro retirou dinheiro no banco e foi seguido por bandidos até a portaria, onde foi rendido).
É importante que todos saibam que se oficialmente não há muitos registros de problemas de segurança no bairro, a Polícia não pode aumentar as rondas e muito menos instalar uma base no Urbanova.

Convite a toda comunidade do Urbanova (Diretores de Condomínios, comerciantes e moradores): a Polícia Militar realiza mensalmente reuniões do CONSEG, que são grupos de pessoas do mesmo bairro reunidos para discussão, análise, planejamento e acompanhamento das soluções de seus problemas comunitários de segurança. A próxima reunião será no dia 13 de setembro (terça-feira) às 19h30 na Praça Ulisses Guimarães no Jd. Aquarius.

Saiba mais sobre o CONSEG: Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Um comentário:

  1. Fabiana, eu acho curioso que a polícia não possa aumentar o policiamento se não receber registros de problemas de segurança. A questão de segurança deveria seguir o lema "melhor prevenir do que remediar". Se há poucas ocorrências de violência no bairro, o correto seria a polícia trabalhar para mantê-lo seguro, não esperar que a violência se instale para depois agir.

    Aproveitando a deixa, parabéns pelo primeiro aniversário! Longa vida ao jornal!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.