domingo, 9 de outubro de 2011

Entrevista - Oswaldo Oliveira - Edição 12

Entrevista
Edição 12 - Outubro de 2011

Nesta edição comemorativa do aniversário do Jornal Urbanova, conversamos com o Secretário de Planejamento Urbano Oswaldo Vieira sobre projetos para o Urbanova.




Jornal Urbanova: Qual é a situação referente à lei tampão que liberou a construção de empreendimentos com mais de 15 andares no Urbanova?
Oswaldo Vieira: A Lei Complementar 430/10, popularmente chamada de Lei de Transição, ficou em vigor de outubro a dezembro de 2010 e os projetos aprovados por ela já foram encerrados.

JU: Serão quantos novos prédios?
OV: Serão cinco (05) novos edifícios residenciais, sendo dois deles com 13 pavimentos e três com 15 pavimentos. Ou seja, a região do Urbanova manteve o padrão da cidade, e não aprovou nenhum prédio com mais de 15 pavimentos, que é o gabarito máximo permitido hoje pela nova Lei de Zoneamento (Lei Complementar 428/10).


JU: Qual é o prazo estimado para ocupação dos novos empreendimentos?
OV: A Lei Complementar 430/10 determina que o empreendedor tem dois anos, a partir da data de aprovação do projeto, para iniciar a obra.


JU:Como a prefeitura pretende amenizar os impactos causados com a construção desses novos prédios?
OV: A mudança da lei de zoneamento traz restrições para não mais permitir a verticalização no bairro Urbanova e os novos condomínios horizontais podem ter no máximo 50 unidades. Isso equivale dizer que não teremos grandes impactos no bairro.

JU: O acesso único ao Urbanova é uma grande preocupação detodos os moradores. Existe alguma medida concreta e prazo para construção de uma nova via?
OV: Estamos finalizando o projeto de uma nova ligação com a região do Urbanova. Esta obra será uma contrapartida dos novos empreendimentos que já estão sendo aprovados no local. A mesma será realizada conforme a ocupação desses novos empreendimentos.

JU: Na Avenida Shishima Hifumi, foi feita uma ciclofaixa, que não atende aos ciclistas. Existe na prefeitura um projeto de implantação de uma ciclovia, mas qual é o prazo para isso?
OV: A obra da nova ciclovia terá inicio ainda este ano. O projeto esta em fase de licenciamento.


JU: A Avenida Possidônio José de Freitas encontra-se em péssimas condições. Quando será feito o recapeamento da via?
OV: Não temos ainda uma data precisa, mas a obra será iniciada em até 40 dias.


JU: A notícia da implantação do parque Ribeirão Vermelho no Urbanova gerou muita expectativa entre os moradores, mas ainda não foi divulgado um prazo para entrega à população. Qual é a previsão?
OV: A Prefeitura de São José dos Campos está realizando a readequação do projeto e após conclusão será iniciado o processo licitatório. O edital de licitação deve ser lançado até o final do ano.

Um comentário:

  1. Fabiana, ótima matéria! Eu fiquei muito curiosa com relação à ciclovia, gostaria de pedir que o jornal corresse atrás do projeto e, se possível, fornecesse o contato com as autoridades pertinentes para que possamos debater o projeto com elas. Seria interessante ouvirem os moradores. Gostaria de conhecer o traçado da ciclovia, saber qual a solução que vão oferecer para a ligação com a ciclovia da Avenida Lineu de Moura e conhecer os projetos de arborização para tornar a viagem de bicicleta mais viável. Aqui em casa, somos adeptos do uso da bicicleta para circulação no bairro e locais mais próximos, como os situados na Av. Lineu de Moura, mas a infraestrutura oferecida às vezes torna o deslocamento inviável, perigoso ou desconfortável. E uma boa malha cicloviária permitiria que muitos deixassem seus carros em casa, ajudando, inclusive, a solucionar o problema de esgotamento do sistema viário do bairro.

    Excelente edição, Fabiana, parabéns!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.