segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nosso bairro - Handbike - Edição 13

Urbanova é ambiente propício à prática de handbike


(Edição 13 - Novembro de 2011)



Você já deve ter visto pelas ruas do Urbanova atletas de handbike, mas talvez você não conheça os benefícios desta prática. Handbike ou handcycle é uma bicicleta adaptada para cadeirantes. Tem três rodas e sistema diferenciado de pedalar. O usuário dirige a bicicleta com as mãos e braços ao invés de pernas e pés. Tudo em uma handbike é planejado para oferecer segurança e praticidade ao cadeirante.
O Clube de Ciclismo de São José dos Campos apóia a categoria paraolímpica há 6 anos e o Handcycle é uma das modalidades de destaque. “Estamos muito contentes com essa iniciativa, que hoje conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência, o que nos possibilita atender um número muito maior de participantes”, conta Sônia Molina, Coordenadora do Clube.
E é no Urbanova que a equipe se reúne para treinar. Evandro Bonocchi é morador do bairro e um dos atletas de handbike. Pratica a modalidade há mais de dois anos e garante que a atividade melhorou sua qualidade de vida. “A minha principal conquista foi a liberdade! A sensação do vento no rosto, da mudança de temperatura, do cheiro...só a handbike pode nos remeter a isso”.
Na lembrança de Evandro, muitos campeonatos e viagens, mas, a próxima viagem, com certeza ficará registrada de maneira especial. Ele e dois atletas da cidade vão participar da Maratona de Nova Iorque. A viagem foi proporcionada pelo vereador Vadinho Covas. “Estou radiante e cheio de expectativa. Essa é a principal maratona do mundo! Treinamos bastante (7 meses) focados nessa prova. Serão 120 competidores na categoria handcycle e minha meta é chegar entre os 30 primeiros”, diz Evandro, que conta também com o apoio da handvikin, a única empresa que fabrica handbikes no Brasil.
E é por meio de parcerias com o poder público e empresas privadas que o Clube do Ciclismo consegue ajudar tantas pessoas. Outro exemplo, além dos já citados na reportagem, é o apoio da vereadora Dulce Rita que possibilitou a aquisição das hand cycle e as bicicletas tandem. “Isso vai possibilitar o esporte às pessoas com deficiência visual, completando assim nosso objetivo de apoio aos atletas paraolímpicos do município”, explica Sônia.

Você pode apoiar este trabalho: Por meio da LIF (lei de Incentivo Fiscal) é possível destinar uma parte do tributo devido ao município para beneficiar esses atletas. E também pelo projeto de Lei do Estado através do ICMS. Informe-se!

Outras informações:
Clube de Ciclismo de São José dos Campos
Telefone: (12) 3209-2886 (12) 3949-2886

http://www.clubedeciclismosjc.com.br/
E-mail: contato@clubedeciclismosjc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.