segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Outras Matérias - Laboratório do Corredor - Edição 13

São José ganha o primeiro Laboratório Especializado em Atletas de Corrida



Edição 13 - Novembro de 2011







A cidade de São José dos Campos agora conta com um espaço importante para atletas e praticantes de corrida. Uma realidade em grandes centros o Laboratório do Corredor veio para incentivar ainda mais uma modalidade que cresce a passos largos na cidade. Hoje na região estima-se que a modalidade de corrida de rua é praticada por aproximadamente 15 mil pessoas sendo em sua grande maioria, pessoas buscando saúde através da pratica esportiva. No Laboratório do Corredor o praticante de atividade física ou atleta de corrida contará com exames e profissionais especializados para melhorar suas condições de treinamento e propiciar aos seus treinadores dados confiáveis e importantes para uma prescrição segura e eficiente de exercício físico.
Entre os exames mais procurados no Laboratório do Corredor está a Ergoespirometria - o mais completo e mais importante para este público, pois trata-se de um teste de esforço cardiopulmonar em esteira que mede a capacidade do corpo de realizar as trocas gasosas, dando uma avaliação objetiva da capacidade e ou/ limitação ao exercício físico. Esta análise por sistemas computadorizados precisos e em tempo real é realizada por meio do registro de importantes variáveis tanto metabólicas quanto respiratórias, o que enriquece e amplia as respostas clínicas, eletrofisiológicas e hemodinâmicas indiretas proporcionadas pelo exercício físico progressivo e dinâmico, comparadas ao teste ergométrico convencional.
Nas principais clínicas, este exame é acompanhado por dois profissionais, um cardiologista para dar o laudo em resultados ligados a possíveis patologias e um Fisiologista do Exercício para laudar resultados funcionais e traçar metas e limites para treinamentos.
“Em São José dos Campos a Ergoespirometria ainda é pouco indicada, talvez pela desinformação de profissionais da área, e ainda se usa o tradicional teste Ergométrico, explica o fisiologista Fabiano de Barros Souza”.
O fisiologista acredita que a Ergoespirometria deverá em breve substituir com extrema eficácia o teste ergométrico, como já acontece em boa parte das principais clínicas de cardiologia e movimento humano da cidade de São Paulo.

Serviço:
Chiba - Medicina Diagnóstica
Endereço: Rua Porto Novo, 401 - Jardim Satélite Tel.: (12) 3939-6251 ou (12) 3307-0749
www.chiba.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.