segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nosso Bairro - Atividades ao ar livre - Edição 08

Atividades ao ar livre atraem muitos adeptos
É cada vez mais comum encontrar grupos de caminhada e corrida nas ruas

(Edição 08 - Junho de 2011)




Nem o frio tirou os praticantes de exercícios ao ar livre das ruas. Dá para perceber que essa moda veio para ficar. Uma pesquisa da Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que passar pelo menos cinco minutos em uma área verde, como um parque, fazendo exercícios, pode ser suficiente para melhorar a saúde mental.
Das 1.250 pessoas que participaram dos estudos, aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre apresentaram rápidas melhoras no humor e na autoestima. Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.
“Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais fechadas dentro de escritórios, condomínios, casas e outros. A atividade física ao ar livre vai totalmente contra esta realidade, promovendo uma atividade em um ambiente fora o do que a maioria das pessoas passa em grande parte do seu dia, utilizando praças, parques ou bairros, como o Urbanova”, explica o professor Carlos Rissato, diretor técnico de uma empresa de Assessoria Esportiva de São José dos Campos.
Segundo o profissional, a atividade realizada em grupo pode ter ainda mais benefícios. “Quando a realização da atividade é em grupo observamos uma grande assiduidade das pessoas, um cobra do outro a presença naquele horário de atividade”, conta Rissato.
Mas é preciso ficar atento aos riscos dessa prática sem apoio ou acompanhamento profissional. É importante ter a orientação correta da execução dos exercícios, com postura adequada e intensidade para evitar lesões.
Deve-se ressaltar que a realização de exames físicos é fundamental para qualquer atividade física, seja ao ar livre ou em academias.

“Hoje em dia três coisas são muito valorizadas na busca de um serviço: Exclusividade, Atenção e Qualidade. O programa de personal trainer é muito bacana, pois o aluno tem um horário exclusivo com o professor. A busca por uma assessoria esportiva especializada também pode ser uma boa opção, pois as atividades são realizadas em grupos pequenos, o que não perde a características de exclusividade e atenção”
Prof. Carlos Rissato, diretor técnico de uma empresa de Assessoria Esportiva de São José dos Campos

Academia ao ar livre no Urbanova
Até o fim do ano a academia ao ar livre deve ser instalada em uma área verde próxima ao nº 1300 da Avenida Shishima Hifumi. O local será composto por 10 tipos de aparelhos de ginástica: surf, remo, alongador, rotação vertical, rotação dupla, diagonal, pressão de pernas, multi exercitador, esqui, simulador de caminhada e simulador de cavalgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.