sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nosso Bairro - Bairro de Fé - Edição 01

REPORTAGEM BAIRRO DE FÉ
(Edição 01 - Outubro de 2010)




Católicos celebram instalação da Paróquia Santo Agostinho

Há 14 anos, foram dados os primeiros passos para a criação de uma comunidade católica no bairro. Moradores abriram suas portas para as primeiras celebrações, as quais foram conquistando novos adeptos. As casas ficaram pequenas e, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) cedeu suas instalações para a realização das missas. Surgiu, então, o projeto da construção de uma igreja que pudesse acomodar, de forma confortável, os católicos. Em 2007, as missas passaram a acontecer no salão desta nova igreja.
A Comunidade Santo Agostinho era vinculada à Paróquia Sagrada Família, assim, os moradores do Urbanova precisavam sair do bairro quando desejavam participar dos sacramentos da igreja.
Agora, a situação é diferente. No dia 29 de agosto de 2010 tornou-se a 41ª paróquia da Diocese de São José dos Campos. A missa de instalação foi presidida pelo bispo da diocese de São José dos Campos, Dom Moacir Silva e aconteceu na obra da nova igreja. Com o empenho de voluntários, o local foi devidamente arrumado para comemorar a grande conquista. E a dedicação não foi em vão. Cerca de 1.000 pessoas lotaram a igreja e demonstraram a satisfação em ter uma paróquia no bairro. Arlete Oliveira, secretária da paróquia acompanhou a equipe desde o início. “Sinto uma emoção muito grande, porque é um trabalho realizado por várias pessoas que lutaram espiritualmente e materialmente para construir essa igreja, eu acompanhei desde o começo e fico bastante emocionada com esse dia. Agora se inicia uma nova etapa”.
Em entrevista ao Jornal Urbanova, o primeiro pároco que tomou posse durante a missa, dividiu a emoção e expectativa em assumir o novo cargo. Pe. Palau, como é conhecido no bairro, tem 18 anos de sacerdócio. Foi pároco da Igreja Matriz de São José dos Campos entre os anos de 97 a 2000 e reitor do Seminário de Teologia da Diocese de São José dos Campos durante 10 anos e considera este, um momento especial em sua missão. “É um desafio, cada comunidade tem um estilo, e o pároco tem que trabalhar para cativar os fiéis”.
Pastorais organizadas foram essenciais na decisão de instalar a paróquia. Ao todo são 8 Pastorais (Dízimo, Familiar, Catequética, Litúrgica, Crisma, Saúde, Pastoral dos Condôminos e da Criança), além de movimentos como da Mãe Rainha, Comissão para Promoção Humana e Social, Grupo de Jovens de Oração e Clube das Mães.
“A Paróquia não é somente uma estrutura, um edifício, um território, mas sim, a família de Deus; é uma fraternidade animada pelo Espírito de unidade. Desejo que a comunidade viva uma amizade sincera entre seus membros e seu pároco, tenham disponibilidade para ajudar o pároco fazer com que a paróquia realize sua missão e rezem diariamente por seu pároco” destacou Dom Moacir Silva, bispo diocesano de São José dos Campos em sua homilia.
Projeto Urbanova Constrói sua Fé:
Uma iniciativa criada em 2008 com a finalidade de arrecadar fundos para construção da sede da Paróquia Santo Agostinho. Entre as ações do projeto está a arrecadação via carnês e a promoção de eventos em prol da construção. Para que as missas aconteçam no novo espaço é preciso concluir a impermeabilização do telhado, o que deve acontecer até o fim deste ano. A previsão é que a igreja fique pronta em 2 anos.
Informações: www.urbanovacsf.blogspot.com




Horário das missas:
Terça e Sexta: 7h
Quarta-feira (nos Condomínios):20h
Quinta-feira: 19h30
Sábado: 19h
Domingo: 10h e 19h
(12) 3949-1515 – comstoagostinho@diocesesjc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.