segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nosso Bairro - Seriema- Edição 07

Você já viu uma Seriema por aí?
(Edição 07 - Maio de 2011)





Em diversos pontos do Urbanova é possível se deparar com Seriemas. Seriema, sariema ou siriema é o nome vulgar dado às aves pertencentes à família Cariamidae. Seu nome científico é Cariama cristata. Esse nome está relacionado às penas longas que ela possui na cabeça, na região frontal.
São aves de médio porte e terrestres. Voam pouco. Se perseguidas, fogem correndo, deixando para voar somente se muito pressionada, chegando a atingir velocidades superiores a 50 km/h antes de levantar voo. A principal característica da Seriema é o canto longo e estridente que pode ser ouvido a 1 km de distância.
O grupo é nativo da América do Sul e habita tradicionamente áreas abertas como cerrado, campos e várzeas. As Seriemas alimentam-se de insetos, filhotes de aves, pequenos roedores, répteis como cobras e lagartos. “Comem alimentos fornecidos pelo homem, sementes e rações de cachorro. São vistas isoladamente ou casais. Muitas vezes são acompanhadas pelos filhotes”, explica o biólogo, Prof. Dr. Frederico Lencioni Neto.
À noite abrigam-se nas árvores, onde constroem seus ninhos com galhos e gravetos, folhas e barro. Põe dois ovos branco-rosados, manchados de castanho. O casal alterna-se para chocar os ovos.
Em contato com os humanos, as Seriemas são sempre desconfiadas e quando se sentem ameaçadas por eles, costumam abrir suas asas e enfrentá-los. “Como animal silvestre que é, não é bom aproximar-se muito, quando se sentem ameaçadas podem bicar. É preciso tomar cuidado com as crianças”, orienta Lencioni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.