terça-feira, 5 de julho de 2011

Outras Matérias - Tecnologia - Edição 09

Tecnologia

Cidade é pioneira no pagamento de compras por telefone celular

(Edição 09 - Julho de 2011)

São José dos Campos foi escolhida por um grupo de empresas (cartão de crédito, telefonia celular e rede bancária) para ser a primeira do mundo a receber pagamento de compras com cartão de crédito ou débito pelo celular. Desde novembro, o sistema, que funciona via SMS (mensagem de texto), vem sendo testado na cidade.
O motivo da opção foi pelo fato de São José reunir as principais condições para o projeto-piloto. Com mais de 600 mil habitantes, o município tem grande presença tecnológica, com empresas e institutos ligados ao segmento, centro universitário e população jovem e aberta ao uso de novas tecnologias.
O sistema funciona desde que haja convênio do fornecedor com a operadora de telefonia. O consumidor manda mensagem de texto específica para uma central e obtém autorização para o débito do valor da compra diretamente na conta bancária.
Este modelo é mais uma facilidade para os consumidores, principalmente aqueles que não querem dispor de dinheiro em cédulas ou talão de cheques. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o número de celulares no país é de 215 milhões.
Ainda segundo o ranking de maio da Anatel, a área coberta pelo código 12, cuja principal cidade é São José dos Campos, está em 5º lugar em número de celulares no Brasil – são 135,34 linhas para cada 100 habitantes. Na primeira colocação está a região de Salvador (BA), com 172,59 acessos de telefonia celular.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.