terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festas e Acidentes - Dezembro de 2011

Festas e Acidentes no Urbanova incomodam moradores

Edição 14 - Dezembro de 2011

A justificativa de todos que decidiram morar no Urbanova é que escolheram o bairro em busca de tranquilidade, porém, os eventos realizados na Univap (Universidade do Vale do Paraíba) causam descontentamento nos moradores. Os shows musicais geram um som muito alto. Só para se ter uma idéia, temos relatos de moradores do condomínio Altos da Serra V que não conseguem dormir nos dias de evento na Univap. A queixa chegou ao nosso jornal também por residentes nos condomínios Floradas da Serra e Altos da Serra VI.
Sobre os shows musicais, a FVE – Fundação Valeparaibana de Ensino, (mantenedora da Univap) informou que apenas aluga o espaço, mas tomou medidas junto aos organizadores para diminuir o barulho. No último show realizado no dia 19 de novembro, o palco foi direcionado à cidade de Jacareí e não aos condomínios como vinha sendo.
Alguns moradores garantem que o barulho diminuiu, outros, que moram mais próximo ao local do show afirmam que o problema persiste. “Minha casa fica de frente com a área do show. O barulho diminuiu, mas ainda não foi o bastante. Ainda incomoda muito. Não dormirmos a noite toda”, afirma Mara Moreira.
Um morador do Residencial Floradas da Serra também nos relatou que o problema não está resolvido. “É óbvio que rotacionar o palco é um paliativo improvisado que não soluciona o problema, visto que não existe barreira acústica entre o local do show e as residências que estão localizadas de frente e acima (topograficamente)”, justificou João Henrique Lima Amaral.

Acidentes de Trânsito
Infelizmente os acidentes de trânsito estão virando rotina no bairro. As causas mais frequentes são excesso de velocidade e motoristas embriagados. Dos 13 acidentes registrados no 2º semestre desse ano, 10 aconteceram de sexta a domingo. Destes, 5 no horário das 3h às 7h.
Como uma forma de reduzir os índices de acidentes, a Secretaria de Transportes nos informou que está criando novos pontos de fiscalização eletrônica por radar móvel e preparando uma nova licitação para a modernização e aumento da abrangência da fiscalização eletrônica fixa (radares fixos e lombadas eletrônicas). Com as novas pavimentações que estão ocorrendo na região, toda a sinalização será revitalizada.
Está em estudo a implantação de elementos físicos de defesa, como por exemplo, guard-rail em alguns locais, a fim de absorver a amenizar o impacto com objetos fixos (postes, por exemplo) e evitar que os veículos invadam a pista contrária.
Perguntamos a Bandeirantes Energia qual a ligação entre um poste que sofreu uma colisão e uma região inteira sem energia elétrica. Eles explicaram que pode haver duas causas: uma pela atuação de algum dispositivo de proteção da rede elétrica, pois no momento da colisão, o poste avariado pode provocar o contato da rede elétrica com o solo, árvores ou outras estruturas e até mesmo entre os cabos condutores. A segunda seria quando, após a colisão, o poste permanece no seu local, porém fora de alinhamento ou em risco de cair, desta forma, em alguns casos é necessário o desligamento da rede para realização dos serviços de reparo, executados pelas equipes de atendimento emergencial.

Dados de acidentes no 2º semestre de 2011
Av. Shishima Hifumi- 9
Av. Possidônio José de Freitas- 2
Av. Ironman Victor Garrido- 1
Av. Maria de Lourdes Friggi- 1
Total: 13 acidentes, sendo 1 com vítimas graves
Fonte: Secretaria de Transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.