terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Audiência Pública Urbanova - Dezembro de 2011

Benefícios para o Urbanova
Os principais problemas do bairro foram discutidos em Audiência Pública

Edição 14 - Dezembro de 2011



No dia 23 de novembro cerca de 200 moradores da região oeste de São José dos Campos participaram da 19ª Audiência Pública, promovida pela prefeitura municipal. O encontro realizado na escola estadual do Jardim Esplanada teve a presença do prefeito Eduardo Cury, do vice-prefeito Luiz Antônio Ângelo da Silva e secretários municipais.
Todos tiveram a oportunidade de participar com perguntas por escrito, direcionadas às áreas de interesse. Foram apresentadas 152 perguntas aos gestores públicos, que responderam praticamente todas. As que dependiam de levantamentos de informações ou visitas no local serão respondidas posteriormente.
O novo acesso ao Urbanova esteve entre um dos assuntos mais abordados pelos participantes. O prefeito explicou que a administração municipal está estudando junto aos loteadores, alternativas como contrapartida pelo impacto urbano desses empreendimentos. Assim, as obras devem ter início apenas quando os novos empreendimentos forem habitados. Sobre a interligação das vias norte e oeste, a prefeitura expôs o projeto da Via Banhado que já está em fase se licitação para elaboração do projeto executivo.
A academia ao ar livre que deveria ficar pronta até o fim de 2011 ficará para 2012. O Secretário de Esportes e Lazer, Sérgio Francisco Theodoro disse que atrasos em outros trabalhos adiaram a instalação no bairro, que agora é prioridade e deverá ser implantada no próximo mês. Existe também a possibilidade de instalação de um parquinho ao lado dos aparelhos de ginástica.
Os moradores já podem comemorar o fim da ciclofaixa para implantação de uma ciclovia na Av. Shishima Hifumi, que deverá começar próximo à Univap e seguir por toda a Avenida. A ciclovia possibilitará o acesso direto até a interligação com o Jardim das Indústrias.
Moradores também reivindicaram uma creche no bairro. A prefeitura informou que está estudando a implantação, que traria muitos benefícios para as pessoas que trabalham ou moram no bairro. A creche pode ser instalada na área institucional da prefeitura, em frente à Paróquia Santo Agostinho. Essa área é destinada ao atendimento a comunidade.
Sobre o Parque Ribeirão Vermelho, o prefeito informou que encontra-se em fase de licitação, em seguida será desenvolvido o projeto e execução das obras.
O vice-prefeito Luiz Antônio que ocupa também o cargo de Secretário de Políticas para Pessoas com Deficiência falou sobre o projeto Calçada Segura. Em fevereiro devem ter início as obras na calçada do lado esquerdo da Shishima Hifumi. Vale ressaltar que o bairro deixa muito a desejar no que diz respeito à acessibilidade. Fica também um alerta aos comerciantes do bairro, para que preparem suas calçadas e acessos aos estabelecimentos de forma acessível à cadeirantes, carrinhos de bebê e idosos.
Por fim, o Eng. Paulo Guimarães, que representou o Secretário de Transportes Anderson Farias na audiência, anunciou o recapeamento da Avenida Possidônio José de Freitas, que se encontra em péssimas condições. As obras começaram no dia 28 de novembro. Está prevista a implantação de radares na Avenida.
A iniciativa do encontro agradou os moradores, que saíram satisfeitos da reunião, na expectativa do cumprimento de tudo o que foi apresentado.

Um comentário:

  1. Bom dia! Vocês sabem informar onde consigo informações mais detalhadas sobre o Calçada Segura, a localização da academia e do parque, bem como o projeto da ciclovia?

    Seria interessante também a prefeitura divulgar todas as perguntas feitas e as respostas dadas.

    Parabéns pelo trabalho de cobertura! O Jornal de fato está trazendo informações relevantes aos moradores, e levando para as autoridades nossas reivindicações e problemas enfrentados pelo bairro.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.