sábado, 18 de junho de 2011

Outras matérias – Em dia com a saúde – Edição 04

Em dia com a saúde: Saiba mais sobre a Ergoespirometria

(Edição 04 - Fevereiro de 2011)




A prática de exercícios físicos é recomendada em todas as faixas etárias, pode prevenir doenças e manter o corpo saudável, mas alguns cuidados devem ser tomados para que essa atividade não cause danos à saúde.
É aí que entra o trabalho de prevenção. A ergoespirometria é uma avaliação cardiopulmonar. Trata-se de um teste ergométrico associado a parâmetros fisiológicos importantes, avaliados por um analisador de gases, composto por uma máscara facial ou um bocal.
Em comparação ao teste ergométrico, a ergoespirometria oferece maior número de dados em relação à eficiência respiratória e avalia de forma objetiva a capacidade e/ou limitação ao exercício físico.
O teste hoje é muito utilizado por profissionais que trabalham com atletas já que pode apresentar o consumo máximo de oxigênio consumido pelo organismo, o que indica o desempenho do esportista. A partir do resultado do teste é possível estabelecer um tratamento ou uma prescrição de exercício físico mais eficiente.
Além da importância para quem quer melhorar seu desempenho, a ergoespirometria pode ajudar a explicar alguns sintomas como cansaço e a falta de ar, oferecendo diagnóstico de uma causa cardíaca, pulmonar ou simples falta de condicionamento físico. Os nutricionistas também podem utilizar os resultados dos testes para desenvolver um programa de emagrecimento individualizado por meio da análise do metabolismo em repouso e/ou esforço do paciente.
O exame é realizado por dois profissionais, um cardiologista para dar o laudo em resultados ligados a possíveis patologias e um fisiologista do exercício para analisar os resultados funcionais e traçar metas e limites para os treinamentos.
“Em São José dos Campos a ergoespirometria ainda é pouco indicada, talvez pela desinformação de profissionais da área e/ou pelo alto custo dos equipamentos, ainda se usa o tradicional teste ergométrico”, explica o fisiologista Fabiano de Barros Souza.
O fisiologista acredita que a ergoespirometria deverá, em breve, substituir com extrema eficácia o teste ergométrico, como já acontece nas principais clínicas de cardiologia e movimento humano da cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o exame: www.lifecoach.com.br ou (12) 3941-6960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.