domingo, 9 de outubro de 2011

Aconteceu - Nascente revitalizada - Edição 12

Nascente revitalizada é entregue ao Urbanova
Edição 12 - Outubro de 2011




Foto: Divulgação


A Prefeitura de São José dos Campos entregou no dia 27 de setembro uma nascente reflorestada aos moradores do condomínio Portal da Serra, no Urbanova. A nascente foi uma das mapeadas pela Secretaria de Meio Ambiente para ser recuperada dentro do programa Revitalização de Nascentes.
A área de 8 mil metros quadrados recebeu, nos últimos quatro anos, um total de 1.350 mudas de árvores nativas. A revitalização teve a parceria da empresa Monsanto, que adotou a nascente em 2007 e participou de todas as etapas de sua recuperação, desde a doação de mudas, o plantio e a manutenção da área, além do trabalho de educação ambiental realizado com os professores e alunos da Fundhas-Monsanto.


Foto: Divulgação

A cerimônia teve a participação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, gestores da Monsanto, moradores e alunos da Fundhas Monsanto. As crianças tiveram um destaque especial no evento e puderam comemorar o resultado que ajudaram a conquistar. No plano de educação ambiental do programa, os alunos foram envolvidos em todas as etapas da revitalização, com visitas periódicas monitoradas por educadores ambientais, participando do plantio das mudas, monitorando seu desenvolvimento e de toda a área da nascente e realizando análises da qualidade da água.
A moradora Vivian Cristina Castilho Hyodo acompanhou a cerimônia. “Foi uma ação foi muito importante. Acredito que antes desse trabalho muitos moradores não sabiam que tínhamos o privilégio de ter uma nascente dentro do condomínio”, conta Vivian.
A dona de casa Nelma Motta Oliveira, 59 anos, falou que a área já se transformou em um espaço de lazer para a comunidade. “Sempre passeamos e as crianças vêm brincar embaixo das árvores. Sem contar que esta área atrai também várias espécies de pássaros”.
Além da nascente do Portal da Serra, a Secretaria está realizando a revitalização de mais 32 nascentes em áreas públicas urbanas. Cada uma dessas áreas está recebendo o plantio de aproximadamente 1350 mudas de árvores nativas, totalizando 40 mil plantadas, devolvendo à população cerca 230 mil metros quadrados de mata ciliar.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente/Alameda Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo! Fique à vontade para interagir conosco.